quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Em busca da excelência

A comunicação passou a ser fator indispensável nas organizações por agregar valores e ajudar as organizações a cumprirem sua missão e concretizarem sua visão. A preocupação com esta vem crescendo ano após ano. Mas qual a maneira certa de comunicar? Como conseguir a comunicação excelente?

A Teoria Geral das Relações Públicas, que integra uma ampla gama de idéias sobre práticas de administração da comunicação nas organizações, pode nos ajuda a responder essas perguntas.

O Professor James E. Grunig da Universidade de Maryland iniciou uma pesquisa para responder algumas questões, sendo que uma delas era como se fazer para uma organização ser mais eficaz. Através dos resultados obtidos com o estudo, que é conhecido como Excellence, originou-se o que os autores chamaram de “três esferas da comunicação excelente”, que sintetizam a essência do fator excelência.



De acordo com a figura acima, o centro da imagem corresponde ao núcleo do conhecimento e compreende a base dos conhecimentos de Relações Públicas e Comunicação que o departamento deve possuir. O conhecimento na área é importante para o profissional desempenhar com eficácia as funções de administrador da comunicação e não apenas as de técnico.

A segunda esfera se refere às expectativas partilhadas, ou seja, conjunto de expectativas sobre comunicação que deve ser compartilhada com os profissionais de comunicação e integrantes da alta administração. Resultados do estudo Exellence comprovam que nas organizações com excelentes departamentos de comunicação, os altos executivos valorizam a comunicação como fonte de informação antes da tomada de decisões. Resumindo: quanto mais a alta administração apóia profissionais para que pensem estrategicamente ao resolver um problema, mais aumenta a importância do conhecimento do departamento de comunicação, levando-o conseqüentemente, à comunicação excelente.

Por fim, a terceira esfera compreende a curva ou cultura participativa, que compreende ao trabalho em equipe e a tomoda de decisões com ampla participação, ambos tendem a levar a uma comunicação excelente. Empresas que trabalham dessa maneira são a favor da inovação e da adaptação ao invés da tradição e dominação.

Resumindo, os atributos da comunicação excelente são: o valor que o executivo principal e os membros da alta administração de organizações destinam à comunicação; o papel e o comportamento do executivo responsável pela comunicação; a cultura corporativa, onde o poder e a tomada de decisão são compartilhados, havendo a valorização da cooperação e da igualdade dos membros envolvidos, privilegiando as idéias e inovações acima de tudo.

Grunig deu as coordenadas de como fazer para a comunicação nas organizações se tornar eficaz, agora é só coloca-las em prática, tarefa essa não muito fácil.

Fonte: Kunsch, Margarida. Relações Públicas e Modernidade: Novos paradigmas em comunicação. Editora Summus: São Paulo, 1997.


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