sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A nova era 2.0.



Com o cenário cada vez mais competitivo do mundo, a informação é algo extremamente importante e quem a detém possui enorme vantagem sobre os outros.

Diante disso é que se evidencia a importância da era 2.0 - a segunda geração da internet, na qual as tendências dos sites possibilitam a troca de informações, a participação e a colaboração dos usuários da web.

Com isso essa geração redefine as relações das empresas com seus consumidores, tornando uma necessidade das organizações em se familiarizar com esse novo ambiente, e a forma mais eficiente é utilizar as novas mídias, com o acesso aos blogs e redes sociais, promovendo a troca de informações entre clientes, fornecedores e funcionários.

Na Web 2.0 o blog é a ferramenta de maior influência no meio corporativo, pois são amplos, consistentes e dão maior credibilidade. Por isso as empresas têm que ter noção da necessidade de ter conteúdo consolidado e estar preparado para críticas e sugestões.

No âmbito corporativo, as ferramentas da “nova era” são úteis para aproximar os colaboradores e contribui para o aumento da produtividade da organização dando maior visibilidade a criação e produção coletiva.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Relações Públicas: A Profissão do Futuro?!

A imperiosidade do planejamento da comunicação integrada, a alta competitividade, o fácil e rápido acesso à informação, a crescente necessidade de fidelização dos consumidores, conscientização do valor do ser humano diante do capital, maior transparência, prestação de contas, comprometimento com a responsabilidade social e desenvolvimentos de programas de sustentabilidade, são alguns dos muitos fatores que fazem das Relações Públicas uma profissão promissora, chegando a ser defendida por alguns mais otimistas como a profissão do futuro. O fato é que Relações Públicas (pode até não ser a profissão do futuro) mas, sem dúvida alguma, ela é de futuro!

Estudo concluído no primeiro semestre deste ano pelo Instituto do Trabalho dos Estados Unidos (Bureau of Labor Statistics) e divulgado na edição da revista Exame (13 de abril) mostra que Relações Públicas ocupa a 7ª colocação do ranking das carreiras mais promissoras para os próximos dez anos. Um dado, no mínimo interesse, é que ela foi a única profissão da área de humanas arrolada pelo Instituto.

A profissão é regulamentada pela lei 5.377/67 de 11 de dezembro de 1967. E hodiernamente vem se despontando cada vez mais no mercado de trabalho, graças ao novo perfil do mercado consumidor, hoje mais informado, mais consciente de seus diretos e mais exigente. Mercado este, que entende as organizações como partes integrantes do sistema social global, e que, portanto, tem a obrigação de ultrapassar os limites dos objetivos econômicos. Especialistas reconhecem que é impossível prever o futuro, mas podemos identificar tendências, e estas mostram que o mercado das Relações Públicas está em plena expansão.

Mas afinal de contas, você sabe o que um Relações Públicas faz? Assista o vídeo e descubra.
http://www.youtube.com/watch?v=iDK-HfZlFi4&feature=related
Até a próxima.

SILVA, Stela. Revista Ensino Superior. Copyright © 2009 Ed. Segmento Ltda. São Paulo - SP.