segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Case Caterpillar - Planeta H2O

Olá.

Começaremos nossas postagens falando um pouco sobre responsabilidade social, tendo como exemplo um case da Caterpillar.

A Caterpillar é uma empresa líder em tecnologia e em fornecimento mundial de equipamentos de construção e mineração, motores a gás natural e a diesel e turbinas de gás industriais.

Desde que se instalaram no Brasil, em 1954, se preocuparam em exercer sua cidadania empresarial, incentivando o envolvimento de seus empregados e dirigentes em soluções de problemas da sociedade. Com um forte compromisso com o meio ambiente, a empresa compreende que seus produtos e serviços não somente constroem a infra-estrutura do mundo, mas também devem apoiar o desenvolvimento sustentável dos recursos globais.

Como forma de atingir esse objetivo, resolveu investir na educação como agente transformador tanto do seu público interno como externo.

Em janeiro de 2005 fez uma doação de 12 milhões de dólares à The Nature Conservancy, uma das ONGs ambientais mais importantes do mundo, para preservação de grandes bacias hidrográficas do planeta. Sabendo que isso ainda não seria o suficiente, passou a alertar a população sobre o problema real que a humanidade enfrenta.

Desenhou um projeto, a instalação videográfica Planeta H2O, que aborda problemas sobre a escassez da água potável no mundo, com o tema: água tem, mas vai acabar.

Para aprofundar os assuntos tratados no vídeo, havia uma exposição temática de circulação livre, onde eram apresentados os vídeos. O evento tinha como público prioritário os ensinos fundamental e médio.

Os vídeos alertavam as pessoas para o impacto das atividades humanas sobre os recursos naturais do planeta. Painéis expositivos ajudavam também a chamar a atenção do público, sendo que um dos temas abordados era o compromisso da Caterpillar com o meio ambiente e a questão da água no mundo.

A exposição recebeu cerca de mil pessoas por dia e a atenção especial da mídia, além do prêmio nacional de opinião pública.

A Caterpillar é um exemplo de empresa que realmente se importa com o meio ambiente e reconhece a responsabilidade social que deve desempenhar. Incluiu em seu plano estratégico ações institucionais voltadas à promoção da cidadania, desenvolvendo diversas atividades voltadas à promover o desenvolvimento sustentável e, conseqüentemente, com isso, passou a ter maior credibilidade com seus stakeholders.

0 comentários: