quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Administrando uma crise

Falar de crise é promovê-la e calar-se sobre ela. É exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro. “Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la”. (Albert Einstein)


Toda organização deve estar ciente de que não está imune a possíveis acidentes. É necessário estar preparado para que quando surgirem as crises, estas sejam superadas o mais rápido possível, amenizando quaisquer prejuízos que possam ser causados à imagem da organização. Nesta situação a área de comunicação é de extrema importância, pois é ela quem vai atuar junto à administração para as tomadas de decisão dentro da organização.

Uma equipe de comunicação que seja bem estruturada possui cartilhas que permitem uma fácil e rápida ação previamente estudada. Nessas cartilhas é possível encontrar procedimentos a serem tomados, pessoas-chave a serem acionadas e as devidas formas de abordagem que deve ser realizada com a imprensa. É inevitável no momento da crise, uma ação estratégica, pois após instalado o conflito, é necessário ser competente e profissional para não deixar-se levar pela pressão da mídia e/ou outros públicos e, seguindo essas regras básicas, a empresa terá controle da situação e não deixará ser controlada.

A escolha de um porta-voz é de extrema importância, pois a divulgação realizada por mais que uma fonte pode causar desvio de informações dando inicio a uma grande complicação. Em caso de acidente com vitimas é imprescindível o rápido acolhimento de familiares em lugares que os mantenham distantes de curiosos e possíveis jornalistas que sejam oportunistas diante do desespero dos mesmos, causando assim o sensacionalismo em cima da imagem da organização.

A transparência deixa os receptores das informações seguros e confiantes da informação passada pelo porta-voz oficial.
O acidente com a companhia aérea Gol é um bom exemplo sobre a importância de estar preparado para administrar crises, pois a equipe soube administrar todo o andamento das informações, mesmo quando ainda não era possível saber se realmente havia acontecido a queda do avião ou não. Este desempenho realizado pela companhia área deixa claro que eles estavam preparados para o desastre, isso não significa que eles acreditam que a queda de um avião seja uma situação normal, mas sim, que é uma possibilidade e deve-se estar pronto para evitá–la, caso ela aconteça.

Treinamento e atualização de procedimentos vão evitar situações de pânico e desespero entre os próprios funcionários da organização que em um momento como este, necessita de toda calma para administrar a situação.

“Crise, qualquer que seja, tem que ser administrada com profissionalismo.” (João José Forni)


Fonte:
http://www.jforni.jor.br/forni/?q=node/139

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